Mensagem do dia 14 de fevereiro

A pequena aldeia de Saint Thomas, nos Estados Unidos, orgulhava-se de uma gigantesca árvore, que se sobressaía a na floresta. Os 720 habitantes da localidade consideravam-na como sua árvore protetora e os naturalistas garantiam que ela tinha, pelo menos, quatrocentos anos. Muitos vendavais e raios, ao longo dos séculos, haviam se precipitado contra a árvore. Vez por outra, um galho era arrancado. A tempestade passava e a árvore continuava de pé, acolhendo o sol, a brisa e os pássaros.

Ela jamais cairá, garantiam os camponeses. Houve, no entanto, um fato novo. Ninguém notou, mas pequenos insetos começaram a atacar a árvore. As consequências eram imperceptíveis, mas sempre crescentes E, num dia qualquer, Saint Thomas deu-se conta que sua árvore estava morrendo. E não havia como salvá-la. Todos esforços foram inúteis. Os milhões de insetos conseguiram o que as tempestades não haviam conseguido e a gigantesca árvore secou e tombou para sempre. O valor e a importância de uma vida ou de uma instituição não podem ser avaliados a partir dos grandes momentos. Mesmo porque estes são poucos. Importância maior situa-se nos pequenos gestos e momentos, que ocupam grande parte do tempo. Um livro é feito por milhares de pequenas letras, o mar é resultado de minúsculas gotas de água e são as areias, quase invisíveis, que formam desertos imensos.

É a soma dos segundos que compõe as horas, os dias e os séculos. De grãos de trigo se faz o pão, de grãos de uva se faz o vinho. É com centavos que chegamos aos milhões de reais. A vida a dois é marcada por grandes e inesquecíveis momentos: o primeiro beijo, o noivado, o sim do casamento, o nascimento do primeiro filho... Em meio a esses acontecimentos transcorrem milhares de momentos que acabam gerando o sucesso ou o fracasso. É no dia a dia que se tece a felicidade. Uma tempestade pode não comprometer um casamento, mas os simbólicos insetos do descaso, do egoísmo e da rotina são mortais. Isto vale para todos e para todas as situações. O poeta português Fernando Pessoa garantia: tudo vale a pena, quando alma não é pequena. Os pequenos momentos têm a importância que lhes damos.

Louvor: RACHEL MALAFAIA - ME ENSINA A CONFIAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem do dia 29 de março

Mensagem do dia 13 de julho

Mensagem do dia 05 de dezembro