Mensagem do dia 16 de fevereiro

Enfermeira especializada em doentes terminais, Bronnie Ware publicou uma obra com grande aceitação nos Estados Unidos. Título do  livro: Os  cinco maiores  arrependimentos de pacientes terminais. Durante anos cuidando de pacientes próximos da morte, Bronnie aponta  os cinco maiores arrependimentos de  doentes  na última fase da vida. Ou as cinco coisas que os tais pacientes gostariam de ter feito:

-  Gostaria de ter sido fiel a mim mesmo.

-  Gostaria de não ter trabalhado tanto.

-  Gostaria de ter expressado meus sentimentos.

-  Gostaria de ter convivido mais com os amigos.

-  Gostaria de ter sido mais feliz.

Estes cinco pontos de vista poderiam ser resumidos numa frase: Eu gostaria de ter tido coragem de ter vivido a vida que eu queria, e não a vida que os outros  esperavam de mim. Como vivemos em comunidade, é natural que as outras pessoas tenham influência em nossas escolhas. Mas elas não podem ser determinantes. Cada um de nós deve assumir as rédeas da própria vida. Isto enquanto é tempo e não na hora da morte.

Para eles, pacientes terminais, esta análise chegou tarde demais. Para os outros – cada um de nós - é importante frear a corrida louca da vida e marcar encontro consigo mesmo. É isso mesmo que eu quero? É isso mesmo que escolhi?  Não há rua sem saída se admitirmos a possibilidade de recuar. Não teremos a possibilidade de  escutar os comentários no dia de nosso enterro. Não podemos voltar atrás e anular nosso começo, mas podemos começar agora e preparar  o fim que desejamos.

Somos pacientes terminais, mas tudo acontece no presente. É sempre tempo de refazer escolhas para não ficar lamentando -  tarde demais - a vida que não foi vivida.

Louvor: Pr  Lucas - Deus De Detalhes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem do dia 29 de março

Mensagem do dia 13 de julho

Mensagem do dia 05 de dezembro