Mensagem do dia 29 de agosto

A vida me tratou mal

Órfão aos sete anos, viu sua herança  ser  roubada pelos parentes. Aos 27 anos assistiu um julgamento no qual um orador, chamado Calístrato, teve um desempenho brilhante. Neste dia, ele decidiu  ser um grande orador. O projeto era arriscado, uma vez que ele  era  gago e por isso era  ridicularizado por todos. Para superar seu defeito, começou  a declamar poemas, enquanto corria na praia do mar, com pequenas pedras na boca. Esta é a história de Demóstenes - século III antes de Cristo - o maior orador da antiguidade grega.

Sua pátria, Atenas, passava por momentos difíceis. Fora  esmagada por Felipe da Macedônia, na batalha de Queronéia  onde perdera a própria  independência. Diante da  derrota, o desanimo. Parecia impossível reverter a situação.

Demóstenes tratou de levantar a moral do seu povo. Ele provocava: atenienses, ainda não foi empregada toda a nossa força, toda nossa inteligência, toda nossa capacidade de lutar... A ultima palavra ainda não foi dita e,  por isso, precisamos reagrupar as nossas forças e partir para a luta. Passaram-se anos, Demóstenes não assistiu ao triunfo, mas suas palavras   incendiaram os atenienses que recuperaram a soberania.

A vida me tratou muito mal, justificam-se muitos, diante dos grandes ou pequenos fracassos. E com isso dispensam-se de lutar. Demóstenes não aceitou isso e buscando a superação pessoal, colocou-se  a serviço de sua pátria. A História está cheia de nomes que não aceitaram as limitações. Winston Churchill foi declarado inapto para o serviço militar e ele - quase sozinho  - salvou a Inglaterra na Segunda Guerra Mundial. Giuseppe Verdi foi reprovado num exame no Conservatório Musical de Milão e está entre os maiores músicos da humanidade

Eles sonharam, enfrentaram dificuldades e venceram. Henri Ford, o pioneiro do automóvel, garantia: há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.

A vitória nem sempre está ao nosso alcance. Nem mesmo temos obrigação de alcançá-la. Depende de nós; é a  teimosa da luta que dá dignidade a uma vida. Se necessário, vale a pena, recomeçar mil vezes. Um dia, Deus  não nos  questionará sobre eventuais sucessos, mas quererá saber se lutamos. Uma derrota não pode significar a palavra final

 (Frei Aldo Colombo)

Louvor: Sarah Farias - Deus de Futuro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem do dia 29 de março

Mensagem do dia 13 de julho

Mensagem do dia 05 de dezembro