Mensagem do dia 15 de dezembro

 Como nas novelas e romances, a vida está cheia de lances inesperados. O amanhã nem sempre é como o imaginamos. Vivemos um drama desconhecido de certezas e incertezas.


Morando numa periferia de Campinas, um pequeno empresário estava à beira da falência. As dívidas trabalhistas, com os bancos e fornecedores, eram impagáveis. Depois de semanas de agonia, a sorte sorriu para ele: foi um dos ganhadores da Mega-Sena.  


Calculou que a quinta parte de seu prêmio pagaria as dívidas. Sobraria muita coisa para recomeçar. Depois de uma noite febril de sonhos, acordou cedo para ir à Casa Lotérica. No caminho foi atropelado e morreu.


O escritor Fernando Sabino falava de três certezas que nos acompanham: a certeza de estarmos sempre começando, a certeza de que resta muito a fazer e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.


A vida transcorre sempre no presente. Não podemos  aprisionar o tempo. Hoje é o nosso tempo; hoje estamos começando. 


É inteligente viver intensamente, mesmo porque não sabemos quantos anos, meses ou dias teremos pela frente. Vive-se uma única vez. Tudo o que eu não fizer ou deixar para amanhã, pode ser perdido  para sempre. E cada gesto de amor ficará para sempre nos arquivos da humanidade.


Ontem é uma saudade imutável, o amanhã apenas uma possibilidade. Nosso tempo – sempre frágil -  é hoje. Hoje é o tempo de começar, de amar, de sorrir e de sonhar. Hoje é o tempo das certezas; hoje é o tempo de Deus. Hoje é tempo de viver intensamente, livrando-nos de desconhecidas, e sempre possíveis, incertezas.


Frei Aldo Colombo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem do dia 12 de dezembro

Mensagem do dia 31 de janeiro

Mensagem do dia 23 de janeiro